Siga as redes da Tik

5 de junho de 2019

Publicidade

Mendoza é um super destino para viagem gastronômica, pois come-se super bem e bebe também. Famosa pela produção de vinho, vou apresentar as vinícolas de Mendoza que visitei.

No final do ano, passei uma semana por lá, inclusive passei a virada lá, conforme contei nesse post aqui.

A cidade conta com mais de 1200 vinícolas, então o enoturismo é bastante forte por lá. Mas não é só de vinho que vive Mendoza. Também encontramos opções radicais, como por exemplo: parapente, rafting, passeio de balão, cavalgada e trekking.

Confesso que fui para lá, por conta do enoturismo mesmo, e por isso, deixei de fazer certos passeios que seriam interessantes, para conhecer as 3 principais regiões de vinícolas: Maipu, Lujan de Cuyo e Valle de Uco.

Planeje tudo da sua viagem através desses links específicos e ajude o Tik.

As vinícolas de Mendoza por regiões

Maipu – As vinícolas de Mendoza

As primeiras vinícolas, foram na região de Maipu. A 20 km do centro, é a única que não tem vista para as Cordilheiras.

Então, escolhi duas vinícolas nessa região: a Família Zuccardi e a El Enemigo.

Família Zuccardi

Na Zuccardi, fiz o tour e degustação de azeite, passando pela plantação e todo processo de preparação do óleo. No fim, degustamos 3 azeites com intensidades diferentes. É incrível!

Após o tour, tentamos ir no de vinho, enquanto esperávamos o horário do almoço, mas infelizmente, não deu tempo. Portanto, seguimos para nosso almoço harmonizado. Foram SETE pratos e SEIS vinhos.

Escolhi almoçar na Zuccardi, por todas as referências que recebi, e foi um almoço INCRÍVEL, exceto pelo prato que vinham tripas (a 4 foto de prato com legenda Casa del Visitante), mas isso foi um em sete.

El Enemigo

Logo após esse banquete, seguimos para a El Enemigo, para mais uma degustação. Eles oferecem diversas opções, que escolhemos na hora e fizemos uma de 3 vinhos.

Esse tour foi muito interessante, pois foi apresentado de uma forma diferente. O nosso guia, não falou dos vinhos de um jeito técnico ou como se estivesse falando com um enólogo. Pois é, ele explicava os vinhos de um jeito muito simples, citando com quem ele tomaria e com qual acompanhamento.

Uma curiosidade dessa bodega, é que um dos sócios é enólogo da Catena Zapata, que falarei um pouco mais para frente.

Viaje com internet 24 horas por dia. Garanta seu chip, mas antes confira se no instagram se tem desconto disponível.

Lujan de Cuyo – As vinícolas de Mendoza

Lujan de Cuyo está a 25 km do centro de Mendoza, é considerada a terra do malbec, ou seja, um tipo de uva.

Nesse dia, visitaria 3 vinícolas, mas não consegui vaga na Catena Zapata e tive que reorganizar o planejamento, porque sem a Catena, eu não ficava.

Dessa forma, tive que ir 2 dias nessa mesma região.

Então, em um dia fizemos Achaval Ferrer e almoço harmonizado na Chandon, enquanto no outro, fomos para a Catena.

Achaval Ferrer

A Achaval é uma vinícola pequena e muito linda, com vista para as cordilheiras.

A degustação aqui é muito rápida, o guia apresenta de uma forma bem mais técnica, citando coisas como por exemplo: quanto tempo ele ficou em barricas ou quanto tempo ficou engarrafado. Apesar de muito interessante, eu só queria saber de degustar, pois não sou entendedora de vinho, sei se gosto ou não, apenas pelo paladar.

Depois, o guia nos levou rapidamente para ver as barricas e a máquina.

Não degustamos todos os vinhos Achaval Ferrer que estão na foto, foram somente 3 ou 4, mas no final, eles tem uma máquina e é possível comprar uma taça dos vinhos.

Chandon

A cada vinícola que entravamos, soltávamos um “UAU” e na Chandon, não foi diferente. Ela é aquela que faz muito mais sucesso com as meninas.

Infelizmente, não conhecemos a fundo. Não fomos na área do tour de como as espumantes são feitas, teríamos que esperar muito e então, desistimos.

Aqui, fizemos um almoço harmonizado, eram 4 pratos, que estavam gostosos, mas não chegam aos pés do outro almoço.

Catena Zapata

Como eu esperei por esse momento!

Conforme já falei, eu entendo de vinho pelo paladar, não ligo muito se o vinho é caro ou barato, porque pra mim, não é isso que diz se ele é bom ou não. Mas os vinhos Catena, para nós, são caros e excelentes.

Então, eu estava na fonte, no lugar em que eles são feitos e podendo comprar por um preço bom, vinhos que aqui custam a partir de R$ 300,00, e vinhos por esse preço, não são para o meu bico.

A chegada nela é especial, porque logo nos deparamos com a pirâmide, a mesma dos rótulos dos vinhos. Ainda somos recebidos com uma taça de espumante.

O tour começa com um vídeo sobre a família, depois a guia explica sobre a vinícola e então, partimos para a degustação.

De todas que fizemos, a única que tinha alguma coisinha para beliscar junto, era essa.

Enfim, cada vinho melhor que o outro, e então, mais garrafas para carregar!

Seguro viagem é obrigatório, então clique aqui e garanta o seu com desconto.

Valle de Uco – As vinícolas de Mdz

Antes de ir, li em vários blogs, que essa era a região mais linda de todas, pois tem vista para as cordilheiras, mas por ser distante uns 100 km do centro, o ideal era pegar um hotel vinícola.

O escolhido foi a Posada Salentein, que não só tem um ótimo preço, mas também é um lugar lindo, rodeado de verde.

Como tivemos o imprevisto da Catena e tivemos que mexer no roteiro, decidimos curtir o hotel e não fazer nenhuma outra vinícola, pois só teríamos 1 dia inteiro, já que chegamos uma sexta por volta das 18:00 horas e fomos embora domingo por volta das 16:00 horas.

Então, curtimos a piscina, a bodega Salentein, onde fizemos o tour mais completo, com a demostração de todas as etapas da preparação do vinho.

Na rua da Salentein, estão diversas outras bodegas, que até tentamos almoçar no sábado, mas não tinham mais vaga e além disso, depender de alguém para levar custa muito caro, ou seja, ter carro é ruim e não ter carro também. Isso significa que para uma distancia de 500m, eles cobram por volta de R$ 90,00 pelo carro, ou seja, valor elevadinho.

Atenção

Se beber, não dirija. Mendoza não é o destino para alugar carro, já que envolve muitas degustações de vinho.

Fiz meus passeios com Brasileiros em Mendoza e também com o remis Fernando. Ambos foram excelentes.

Se ficou alguma dúvida ou você quer completar com alguma informação, deixe seu comentário ou me mande uma mensagem.

Família Zuccardi
Além de vinhos, em Mdz, também tem produção de azeite
Família Zuccardi – Casa del Visitante. As vinícolas de Mendoza
As vinícolas de Mendoza
Então, se é enoturismo, vamos degustar!
Família Zuccardi – Casa del Visitante
Família Zuccardi - Casa del Visitante
El Enemigo
Os vinhos da El Enemigo são sensacionais
finalmente, degustando
Além de vinhos e azeites, também temos espumante
Chandon
A Catena, pra mim, é a melhor vinícola de todas. Então, estava no paraíso
Catena Zapata
Salentein - as vinícolas de mendoza

Não fique por fora das novidades!

Ir para o topo

2024 © Tik de Viagem. Todos os direitos reservados.