Siga as redes da Tik

Arraial d´Ajuda e Porto Seguro, Brasil

11 de fevereiro de 2016

Publicidade

Sou completamente apaixonada por Arraial d´Ajuda e Porto Seguro, provavelmente fui baiana em outra encarnação, já que sou apaixonada pela comida, música, o clima.

Onde se hospedar ?

Desde que eu me entendo por gente, todas as vezes que fui para lá, me hospedei em Arraial. E todas as vezes, na estrada da balsa. E ainda, no mesmo hotel.

Até que, após anos frequentando, foi vendido.

Em julho de 2012,  voltei depois de anos e também após a venda. Foi bem estranho chegar lá, e não ter mais aquele cantinho, que eu estava acostumada e me sentia em casa.

Apesar de estranho, nossa escolha foi ótima, e ainda conhecemos um lugar novo.

O hotel escolhido foi o Canto D´alvorada, localizado na estrada da balsa, entre a balsa e o centro de Arraial, isto é, pé na areia. O hotel fica na praia, e é super completo: oferece cafe da manhã, restaurante, equipe atenciosa, ou seja, um serviço muito bom.

Eu sou muito chata com hotel, gosto de tudo limpo, e só um pequeno detalhe me incomodou, que foi o chão preto do quarto e banheiro, pois não dá impressão de limpeza. Tudo combina com o estilo rústico do hotel, mas particularmente, prefiro piso branco.

Como chegar e como se locomover em Arraial d´Ajuda e Porto Seguro

Já fui pra lá de duas formas: carro e avião. A viagem de carro saindo do Rio, é bem cansativa, ainda que prazerosa. A duração é de 14 a 16 horas, depende de quem está guiando, enquanto a de avião, é bem rapidinha e muito mais confortável.

Apesar da ida de carro ser mais cansativa, no fim, pode ser mais econômica, porque fica possível passear por conta própria. Ainda que, seja bem fácil utilizar o transporte público por lá (veja aqui).

Caso pretenda ir de avião, e quiser alugar um carro no aeroporto, alugue aqui.

Para ir de Arraial para Porto ou vice e versa, é simples, basta atravessar de balsa, que é bem rapidinho, uns 5 minutos.

Dica: os pedestres só pagam a balsa de Porto para Arraial, enquanto os carros, pagam nos dois trajetos. Então deixar o carro estacionado e atravessar a pé, pode ser uma ideia, caso seu destino em Porto seja próximo a balsa.

A programação em Arraial d´Ajuda e Porto Seguro

Dessa vez, não passei nem perto das barracas de praia turísticas de Porto Seguro, como a Axé Moi e Toa Toa, isso porque, elas ficam um pouco distante do centro, uns 4 km de distância. Não só isso, mas as pessoas que estavam comigo, não curtiam esse tipo de programa.

Então, decidi que iria para o Parracho, eu lembrava da minha infância, que adorava, tinha lamba aeróbica, era restaurante também, enfim… amava. Acontece que, o Parracho que eu lembrava, fechou. Atualmente, o que funciona no lugar, é uma barraca chamada Uiki Parracho, que também tem uma mega estrutura, música ao vivo e é bem legal.

Dessa forma, fiquei sem visitar praia com mega estrutura para turistas.

No primeiro dia, a ideia era ir para Cabrália de manhã e depois curtir a praia, só que no caminho, a gente descobriu um passeio de ultraleve, e aí, já era praia a tarde.

Santa Cruz de Cabrália é onde celebrada a primeira missa no Brasil, em 1500. Na praia de Coroa Vermelha, tem um memorial indígena, com venda de artesanato.

Quanto ao passeio de ultraleve, sem palavras para descrever o visual. Apesar de ser um passeio que dura só 20 minutos, eu adorei.

Bom, não rolou Cabrália, mas de lá, segui para o centro histórico de Porto. Na chegada, alguns meninos vêm oferecer seu trabalho como guia, uma vez que contratamos o nosso, começamos o passeio. É um passeio que demora em torno de 2 horas, vale a pena conhecer um pouco da história.

Por fim, comprei no centro de Arraial, o passeio Recife de Fora. Trata-se de um parque marinho protegido, com corais e peixinhos. Combinamos um horário, e assim sendo, passaram no hotel para nos buscar e nos levar de volta.

Bate e volta

Sempre faço bate e volta para Trancoso, quando viajo pra lá. Dessa vez, resolvi ir para Caraíva, que sou doida pra conhecer (mas não para bate e volta).

Estávamos indo para Caraíva, mas nos perdemos e paramos na praia do Espelho. Eu não consigo nem explicar o que é a praia do espelho. Certamente, a mais linda que eu já vi no Brasil.

O caminho para a praia do espelho é triste, ou seja, a estrada é horrível, o ideal é que estejam com um carro alto. Outra dica importante é: completem o tanque, pois nunca se sabe onde vai achar um posto!

Em Trancoso, fiquei na praia dos coqueiros e posteriormente dei uma volta pelo quadrado, que é um centrinho com  com restaurantes e lojinhas em volta, uma igrejinha no centro e um mirante lindo.

A noite em Arraial e em Porto

A noite nos dois lugares é bem agitadinha. Ambos têm restaurantes com música ao vivo, aliás, o que mais tem por lá é música ao vivo, que eu adoro. Ambos têm feirinha de artesanato, baianas vendendo acarajé e barraquinhas vendendo capeta, um drink, que surpreendentemente, nunca experimentei.

Restaurantes em Arraial d´Ajuda e Porto Seguro

Conforme já citei,  fui algumas vezes pra lá, e por isso, tenho meus restaurantes preferidos, que sempre que dá, gosto de voltar.

Em Arraial:

Boi nos Aires: restaurante argentino no centro de Arraial, na rua do Mucugê. Claro que nesse restaurante, a especialidade é a carne e ela aqui é muito boa, mesmo.

Em Porto:

Sorveteria do Coelhinho: Antes de mais nada, coloque calda quente no seu sorvete, aquela que fica dura, sabe?! Essa sorveteria é a kilo, você escolhe seu sabor, ou seus sabores, e coloca os toppings e as caldas que quiser.

Colher de Pau: eu sou louca pela comida baiana, amo muito, de verdade. Se vier aqui, peça a moqueca, pois é especial!

Sambuca: Pizzaria ao lado da balsa que me deixa completamente sem palavras. Apenas vá e aproveite porque é uma delícia!

As Praias

Como assim um post sobre Arraial e Porto não fala sobre as praias? Sentiu falta né?

Então, leia sobre as praias maravilhosas de Arraial, aqui.

 

 

Não fique por fora das novidades!

Ir para o topo

2020 © Tik de Viagem. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Outlab.