Siga as redes da Tik

Oito programas imperdíveis para fazer em Tel Aviv

18 de julho de 2018

Publicidade

Tel Aviv foi minha casinha durante quase 15 dias em Israel, e eu voltei completamente apaixonada por lá. A cidade tem uma energia única, uma vida que eu não consigo explicar.

À primeira vista, me lembrou demais o Rio de Janeiro, com sua orla, praia, povo simpático, festeiro, descolado, e o melhor de tudo, sem a violência, acho que por isso me senti tão bem, tão em casa.

Saiba mais sobre Israel.

Com pouco mais de 100 anos,  a cidade é moderna e liberal. Também, é considerada centro econômico, cultural e referência em inovação, inúmeras startups e muitas empresas conhecidas são israelenses (Wase e Wix, por exemplo). É o quinto país mais inovador do mundo.

Além disso, é Patrimônio Mundial da UNESCO, por ter o maior número de construções no estilo arquitetônico Bauhaus, mais ainda que na Alemanha, onde surgiu. A área com maior concentração desses prédios é chamada de Cidade Branca.

TLV é conhecida como a cidade que nunca para, e de fato, oferece milhões de opções para diversão, tanto diurna quanto noturna e é sobre elas que vou falar nesse post.

Yafo ou Old City of Jaffa – Tel Aviv

Jaffa é o porto mais antigo do mundo, com mais de 4000 anos, ainda em funcionamento. O local ainda é conhecido biblicamente, porque foi daqui que o profeta Jonas saiu e foi engolido por um peixe.

Além de todo fato histórico, é um dos lugares mais gostosos de passear, com suas ruelas de pedra, que são bem charmosas e as galerias de arte espalhadas pelas escadarias.

Ainda, encontrei  um mercado de pulgas chamado de Shuk Hapishpishim, que vende um pouco de tudo. Não consegui explorar esse cantinho do jeito que eu gostaria, porque era jogo do Brasil e eu tinha que torcer para a seleção.

Desde 1950, Tel Aviv e Yafo  fazem parte da mesma municipalização, e por isso o nome da cidade, é na verdade Tel Aviv-Yafo.

Vá com tempo e caminhe sem pressa.

Old City of Jaffa
Old City of Jaffa
Old City of Jaffa
Old City of Jaffa
Yafo
Yafo
Old City of Jaffa
Old City of Jaffa
Old City of Jaffa

Planeje tudo da sua viagem através desses links específicos e ajude o Tik.

Tel Aviv Museum of Art

Como o próprio nome já diz, esse é o museu de arte da cidade. Possui obras impressionistas, pós impressionistas e contemporâneas de artistas israelenses e de outras partes do mundo.

Ainda,  possui uma área interativa para crianças (meus primos AMARAM).

Reserve uma manhã para o museu ou uma tarde e em seguida, vá para o Sarona Market, que fica bem pertinho.

Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Não aguento essa foto, acho a coisa mais linda meu primo admirando o quadro
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art
Tel Aviv Museum of Art

Sarona Market – Tel Aviv

Sarona Market é sem dúvidas, o lugar perfeito para sair para comer com grupos grandes, pois lá encontra-se todo tipo de comida.

É um lugar que não tem erro, porque tem para todos os gostos mesmo. Ainda, fica em um parque super agradável, com algumas lojas, bares e muito espaço para picnic, que aliás, vi muita gente fazendo!

Foi tão bom que fui duas vezes, uma para jantar e outra para almoçar, logo depois do museu.

Na primeira vez, escolhi o Wok to Walk, ou seja, Yakissoba na hora e comemos na caixinha. Já na segunda, minha escolha foi um hot dog alemão.

Praia

Como falar de Tel Aviv e não falar de praia? IMPOSSÍVEL!

São quase 320 dias de sol no ano e 14 km de praia.

Eu fui todas as vezes na Bograshov, que era em frente ao hotel. A estrutura é muito boa, pois conta com restaurante, banheiro, cadeiras, guarda sol e primeiros socorros, de modo que facilitava muito a vida com as crianças.

O mar é o Mediterrâneo, suas águas são cristalinas, quentinhas e na maior parte do tempo, calminhas. Fiquei apaixonada pela praia lá.

Além disso, a cidade possui mais de 100 km de ciclovia e para quem gosta de pedalar, pode aproveitar e conhecer a cidade de forma mais econômica. Para alugar a bike, basta ter um cartão de crédito internacional e alugar nos pontos Tel-O-Fun.

Praia de Bograshov TLV ISRAEL
Nesse momento, fui a praia só molhar o pé e foi uma grata surpresa, pois a água é bem quentinha.
Praia de Tel Aviv
Praia de Tel Aviv
Praia de Tel Aviv
Praia de Tel Aviv

Viaje com internet 24 horas por dia. Garanta seu chip, mas antes confira se no instagram se tem desconto disponível.

Ver o por do sol

Antes de mais nada, sou a louca do por do sol.

Esse é um dos meus momentos preferidos do dia e eu tive uma grande surpresa com o por do sol em Tel Aviv. É certamente um dos mais lindos que já vi até hoje.

A orla possui uns decks (sempre onde tem restaurante), e a visão dali é simplesmente incrível. Pensando bem, assistir a esse momento mágico do dia de dentro do mar, deve ser quase que a perfeição.

Por do Sol em TLV
Por do Sol em TLV
Por do sol em Tel Aviv
Certamente, um dos mais lindos da vida

Seguro viagem é obrigatório, então clique aqui e garanta o seu com desconto.

Porto

Como estava em grupo com 5 crianças, precisava achar programações que agradavam tanto para elas quanto para os adutos.

O porto é uma enorme área de lazer, com muito espaço para os pequenos correrem e se divertiram bastante. Para os adultos, a curtição também é garantida, seja para uma refeição ou até mesmo para ir a boate.

Porto de TLV
Porto de TLV
Porto de TLV
Porto de TLV
Porto de TLV
Porto de TLV

Shuk Hacarmel – Tel Aviv

Aah o Shuk! Se vocês amam uma bugiganga como eu, esse é o lugar!

Shuk significa mercado e aqui vocês encontrarão TODAS as lembrancinhas que precisam levar. Além de souvenir,  encontra-se frutas, doces, roupas, ou seja, tudo mesmo.

Então, não é um lugar que precisam perder muito tempo, se forem rápidos, em 1 hora conseguem terminar.

Shuk HaCarmel
Aquela loucura que a gente ama!
Shuk Hacarmel
A variedade de temperos é enorme no Shuk. Se prepare porque sua mala volta perfumada.
Shuk HaCarmel
Shuk HaCarmel

Experimentar a gastronomia local

De antemão, a gastronomia em Israel é simplesmente divina e muito bem servida, em todos os lugares que fui, as porções eram enormes.

Já conhecia muitos pratos, porque meu pai nasceu lá, mas não só por isso, muitas comidas são facilmente encontradas em restaurantes árabes.

O meu preferido é o falafel, um bolinho de grão de bico que se come com pão árabe, tahine e salada de pepino, tomate e cebola. Lá, eles incrementam um pouco mais, colocando repolho e hummus.

De vez em quando, fazemos em casa, e de acordo com meu pai, o daqui é melhor que em Israel e é verdade, pude comprovar, mas o de lá é gostoso também.

Outro prato bem conhecido, é a Schawarma, carne de carneiro ou frango, feitas em espeto vertical (o famoso kebab) servidas ou em pratos ou em sanduíche (Com tudo o que tem direito! É muito bom!).

Por fim, um prato que não gosto mas que faz bastante sucesso, é a Shakshuka, uma espécie de ensopado de molho de tomate, pimentão e ovo.

Em resumo, come-se muito e muito bem!

Falafel
Eu amo o falafel, ou seja, bolinho de grão de bico frito, com molho de tahine e salada israelense. Você pode comer tanto no pão árabe como no prato (Sem pão)
Schawarma
Schawarma, ou seja, fatias finas de carne ou frango, daquelas que ficam girando no espero, no pão árabe e molhos.

Durante os dias que estive lá, gostaria de ter feito outros passeios em Tel Aviv, que por falta de tempo, não consegui. Tudo que está listado aqui, foi de fato, feito por mim.

E você, tem algum outro passeio imperdível em Tel Aviv que não está listado aqui? Comente!

Não fique por fora das novidades!

Ir para o topo

2022 © Tik de Viagem. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Outlab.