Siga as redes da Tik

Conheça o berço da democracia: Atenas

28 de maio de 2020

Publicidade

Quem passa pela Grécia, não pode deixar de conhecer Atenas. Além de ser a capital do país, a cidade é o berço da democracia.

Os gregos eram um povo humanista, ou seja, se preocupavam muito com o ser humano. Por isso, desenvolveram áreas que o estudam e o valorizam, como por exemplo: filosofia e democracia.

Atenas inspira e respira a história da Grécia Antiga, dividida em 5 períodos: Pré Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Quanto tempo ficar?

O ideal é ficar por Atenas, por cerca de 4 a 5 dias, mas não foi isso que eu fiz. Estava com a minha mãe e ela não queria dedicar todo esse tempo à cidade.

Então, ficamos 2 noites, já que ela só queria ver a Acrópole.

Normalmente, o primeiro dia de uma viagem já é perdido, com o atraso do ferry boat, perdemos um pouquinho mais de tempo. Por isso e por muitos outros motivos, seria muito bom ter uns dias a mais.

Onde ficar ?

Vou confessar um negócio para vocês, eu sabia a região que gostaria de me hospedar, era no centro, próximo a praça Syntagma.

Com milhões de opções nessa localização, o que me fez escolher o Astor Hotel, foi o visual do café da manhã, isto é, uma vista surreal da Acrópole.

O hotel é super tranquilo de ficar, localização legal, perto de restaurantes e muito perto de pontos turísticos.

Não é nem de longe um hotel luxuoso, muito pelo contrário, é algo simples e confortável, como todos os hotéis que eu escolho pra mim. No entanto, vi que eles reformaram e o quarto está bem mais legal agora.

Acrópole vista do hotel

Seguro viagem na Europa é obrigatório, então clique aqui e garanta o seu com desconto.

Como se locomover em Atenas?

O transporte público na cidade que é o berço da democracia, é muito bom e funciona muito bom.

Se pegamos ônibus 2 vezes foi muito, mas a cidade também conta com metrô e não é difícil se entender com a malha.

De onde estávamos hospedas, era fácil, tudo muito perto.

Metro de Atenas

O que fazer em Atenas, o berço da democracia?

Catedral Metropolitana de Atenas

A Catedral de Atenas é uma igreja católica localizada na praça Mitropóleos, em Plaka, que é um bairro muito gostoso de passear.

Sua construção teve início em 1842 e tudo foi feito com material que veio a partir da demolição de outras 72 igrejas.

Em 1999, com um Sismo de Atenas, ou seja, um terremoto que aconteceu na Grécia, a catedral foi atingida e precisou de reparos.

Plaka

Plaka é um bairro super movimentado, cheio de lojas e restaurantes, em suas ruas de pedestres.

Ainda, está localizado sob a Acrópole, ou seja, o monumento mais famoso da cidade.

Passear por suas ruas é uma delícia.

Berço da democracia
último jantar em Plaka

Rua Ermou

A rua Ermou é uma rua comercial de pedestres com lojas de marca. Ficava muito pertinho do hotel e eu tinha que passar por lá para ir em qualquer lugar.

Apesar de ser uma rua muito legal, é muito fácil perder tempo com as lojas, então, a minha dica é deixar para o final do dia, até mesmo para não carregar sacolas.

Além da otimização do tempo, ao deixar para o fim do dia, faz com que você não gaste muito. Isso porque, já está cansada e acha que tudo fica feio.

Rua Ermou, ou seja, a rua de lojas bem legais ao lado do hotel

Rua Adrianou

Enquanto a Rua Ermou é uma rua com lojas mais conhecidas, a Rua Adrianou possui um comércio com produtos locais e tem muita coisa legal.

Rua Adrianou, isto é, a rua com um comércio local.

Monastiraki

Assim como Plaka, Monastiraki é um bairro bem animado. Muita coisa acontece ali.

Por ali, estão monumentos como a Ágora Romana e a Biblioteca de Adriano.

Ágora Romana são as praças públicas no período da Grécia Antiga. Ali, aconteciam reuniões sobre assuntos ligados a justiça, cultura, obras públicas e pólis (cidades).

Ainda, era ali que o povo debatia e votava. Também, aconteciam cerimônias religiosas e acordos econômicos.

A biblioteca de Adriano, foi criada e doada pelo imperador romano. Além de guardar todos os livros de Adriano, também funcionava como sala de leitura.

Ali ainda tem o mercado de pulgas do bairro, com antiquários, lojas de móveis, muitas lojas de souvenir e muitos produtos gregos como, azeite e cachaça, entre outros.

Ágora Romana
A praça principal de Monastiraki
Biblioteca de Adriano

Acrópole – Atenas, o berço da democracia

Acrópole, no sentido literal da palavra, significa cidade alta. A de Atenas é a mais importante.

A cerca de 150 m acima do nível do mar, ela fica localizada em um ponto estratégico que é possível ver qualquer parte da cidade, ou seja, controle total.

Os monumentos mais conhecidos da Acrópole são: Propileu, Parthenon, Erecteion eTemplo de Atenea Niké.

Propileu

O Propileu é o portão de entrada da cidade alta.

Quando compramos ingresso e entramos no ponto turístico, ainda não estamos exatamente na Acrópole. Só estamos nela, quando subimos e passamos pelo Propileu.

Apesar de termos acesso a coisas incríveis da Grécia Antiga, como por exemplo o Teatro de Dionísio.

O berço da democracia
Propileu, ou seja, o portão de entrada da Acrópole.
Propileu
Parthenon

O Parthenon é o edifício mais emblemático da Acrópole, dedicado a Atena Parthenos, deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade.

Ele foi construído entre os anos 447 e 438 a.C, em cima de um templo do século VI a.C., destruído pelos persas.

O Parthenon é todo rodeado de colunas que protegiam a estátua de Atena Parthenos .

Partheon - O berço da democracia
Parthenon
Erecteion

O Erecteion é um monumento construído em um lugar sagrado, pois foi onde a deusa Atena plantou a primeira oliveira em solo grego.

Erecteion é sagrado pois foi onde foi plantada a primeira oliveira em solo grego, ou melhor, aonde ela floresceu
Templo de Atenea Niké

Esse templo foi construído para comemorar a vitória grega sobre os persas, durante a Batalha de Salamina. É dedicado a deusa da vitória.

Templo de Atena Nike
Teatro de Dionísio

O teatro de Dionísio foi construído no século VI a.C., com capacidade para 17000 pessoas, se tornando assim, o maior teatro construído pelos gregos e o primeiro do mundo.

Ele não fica exatamente na Acrópole, pois fica na parte baixa e como disse no início do post, Acrópole é cidade alta.

Lá aconteciam manifestações em homenagem ao Deus da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro, ou seja, o Dionísio.

Teatro de Dionísio
Odeão de Herodes Ático

O Odeão de Herodes Ático é um teatro construído em homenagem a Regilia, esposa de Herodes Ático.

Com formato semi circular, o teatro tem capacidade para 5000 pessoas e foi construído em mármore branco e teto de madeira.

Depois de um tempo, em 267 d.c, ele foi destruído e ficou em ruínas.

Alguns anos depois, foi reformado e hoje acontecem eventos lá.

Odeão de Herodes Ático
Odeão de Herodes Ático , ou seja, um teatro e até hoje acontecem eventos

Além da Acrópole, ainda tem o museu da acrópole, mas não fomos nele.

Viaje com internet 24 horas por dia. Garanta seu chip, mas antes confira se no instagram se tem desconto disponível.

Como ir para o aeroporto? – Atenas, o berço da democracia

Chegamos pelo porto e fomos embora pelo ar. Não lembro exatamente que horas era o nosso voo, mas era um horário que não tinha como aproveitar o dia.

Então, tomamos café da manhã e já fomos para o aeroporto. Pedimos para o hotel chamar um taxi.

Chegamos com bastante antecedência, a ponto de não ter o portão indicado, mas foi a melhor coisa, já que o aeroporto fica bem longe do centro.

Um detalhe! Tem estação de metrô no aeroporto com ligação direta à Monastiraki. Fomos de taxi, pois estávamos com mala e viajando há 10 dias.

Um pouco mais – o berço da democracia

Certamente, tem muito mais coisa para fazer na cidade e eu não tive tempo. Adoraria ter ido ao estádio Panatenaico, monte Licabeto e Praça Syntagma.

Se ficou alguma dúvida ou você quer completar com alguma informação, deixe seu comentário ou me mande uma mensagem.

Compre sua moeda estrangeira e ganhe 50% do IOF de volta!

Parlamento Helênico

Não fique por fora das novidades!

Ir para o topo

2024 © Tik de Viagem. Todos os direitos reservados.