Siga as redes da Tik

Massada e Mar Morto

17 de setembro de 2018

Conhecer Massada e Mar Morto estava no topo da minha lista. Queria muito ver de perto a fortaleza que ouvi falar muito no colégio e boiar no Mar Morto.

Massada e Mar Morto

Massada e Mar Morto estão localizados no deserto da Judéia, a cerca de 160 km de distância de Tel Aviv e a uns 100 km de Jerusalém.

Como em todos os meus bate e voltas em Israel, fui com nosso guia e motorista contratados e isso era a maior facilidade do mundo, afinal, a gente só se preocupava com horário.

Massada

Massada vem da palavra METZADÁ, que em hebraico significa fortaleza. O rei Herodes a construiu a partir do ano 30 a.C.

Posteriormente, poucos anos após a morte do rei, os romanos estavam tomando Israel e resolveram aumentar os impostos, e com isso, os judeus não conseguiam mais se manter. Em seguida, começou uma revolta entre judeus e romanos.

Os romanos tomaram Jerusalém e destruíram o Templo.

Os judeus conseguiram fugir para a região da Judéia, até que acharam a fortaleza. Encontraram -a contendo o básico para sobrevivência, como por exemplo, água(pois Herodes havia construído cisternas); comida e material para fazer armamento.

Então, por que não viver ali né?

Nesse meio tempo, viveram muito bem, até que foram descobertos.

Anos depois, os romanos descobriram que judeus estavam vivendo ali, e foram buscar briga, enquanto os judeus estavam “seguros no topo da montanha”, ao seu pé, estava a tropa romana, que ali ficou por cerca de DOIS anos.

Os romanos construíram uma ponte para invadir Massada e conquistá-la, mas ao chegarem, tiveram um surpresa.

Logo que entraram, descobriram judeus mortos, porque pra eles era melhor morrer a ter que adorar um outro Deus e ter que viver a sob o governo dos romanos.

Massada é considerada símbolo de resistência e coragem dos judeus e é Patrimônio Mundial da Unesco.

Como Subir a montanha

Para chegar ao topo da montanha, tem duas maneiras.

A primeira e a que eu fiz, é por meio de um bondinho, enquanto a segunda maneira, a que eu gostaria muito de ter feito, é a pé, podendo ser feito antes do nascer do sol, para ter a sorte de ver os primeiros raios solares diretamente de lá.

Enquanto subia de bondinho, aproveitava uma MEGA vista.

Contudo, uma amiga minha fez o passeio a pé, e eu pedi que escrevesse um relato contando como foi. Sem dúvida, uma experiência inesquecível.

Como é Subir Massada a pé

Como eu não pude fazer dessa forma, pedi para uma amiga escrever seu relato. Acompanhe abaixo, como foi subir Massada a pé, de acordo com Karyne.

Desde já, agradeço muito pelo depoimento e participação aqui no Tik. Obrigada!!

O Relato

“Vou contar um pouquinho da minha experiência em Massada. E que experiência!!!

Acordamos bem cedinho, por volta de umas 04:30, saímos do nosso albergue em Tel Aviv e pegamos uma van, que nos levou até o início da trilha, que pode ser feita de bondinho ou a pé.

Chegamos lá ainda no escuro, porque a ideia era subir a trilha toda, que demorou em torno de 1 hora e meia, e ver o nascer do sol lá de cima.

É uma trilha um pouco pesada para iniciantes, porque tem muita subida e muitos degraus. Estava muito frio, ainda mais na hora que chegamos, pois fomos no inverno, mas foi só começar a subir que foi esquentando. Lembro que estávamos com muitos casacos e mochilas (carregando nossas garrafas de água, muito importante se hidratar pois o clima é muito seco, e também algumas comidinhas) e a cada subida, tiramos um casaco do corpo! Como se não bastasse vestir esse monte de casaco, ainda tinha que carregar.

Enfim, depois de muito esforço chegamos e assistimos ao show natural! Inegavelmente, uma vista incrível de toda a Massada, um nascer do sol deslumbrante!!! Logo após, passeamos por ali, visitamos as ruínas do local e aproveitamos para sentar ali mesmo e fazer um lanche.

Certamente, valeu muito a pena!

Por fim, para descer, escolhemos o bondinho, porque seria mais rápido, estávamos cansados e também aproveitamos a vista por este ângulo, que também foi muito legal. ” por Karyne Menaged

Mar Morto

Mar Morto é não só o ponto mais baixo da Terra, como também ele é 10 vezes mais salgado que a praia normal. Ele está a 420 m ABAIXO do nível do mar.

O mar morto é na verdade um lago e é chamado de mar, pois sua água é salgada, e morto porque não há nenhum tipo de vida nele, devido a concentração de sal.

Outra curiosidade, é que ele é abastecido pelo Rio Jordão, rico em sais minerais, mas a quantidade de água que entra é menor que a quantidade de água evaporada, inclusive, ele possuia 120 km, atualmente, tem 80 km, infelizmente.

Para chegar lá, devemos seguir na direção de Kalya Beach,  pois é ali que é possível nadar.

Eu esperava uma praia, mas encontrei uma espécie de clube, porque eles oferecem um spa, restaurante, banheiro com chuveiro, lojinhas. É uma super estrutura.

Ademais, dizem que a lama do fundo do Mar Morto faz bem para a pele, inclusive, é possível encontrar pacotes de lama sendo vendidos por Israel inteiro.

Além da lama, encontramos cremes, hidratantes, enfim, diversos produtos feitos com minerais de lá.

Sem dúvida, me taquei lama, comprei lama, comprei cremes e me fiz com os produtos.

O mais interessante é que é impossível afundar ao entrar no mar, visto que a quantidade de sal, a gente só boia.

Quando fui, a água estava bem quente, no auge do verão, assisti uns vídeos em que foi difícil de entrar, pois estava gelada.

Em hipótese alguma, coloquem água do mar morto no rosto e na boca, pois vai arder. Se, eventualmente, cair água no rosto ou principalmente olho, saia e jogue bastante água doce.

Como comprar esse passeio

Esse passeio pode ser comprado online e com antecedência, consequentemente, você foge das filas e evita estresses, conforme links abaixo.

Existem vários tipos de tour diferentes, como por exemplo:

Tour saindo de Tel Aviv

tour saindo de Jerusalém

tour que inclui a Reserva Natural Ein Gedi (saindo de Tel Aviv)

tour para o amanhecer (saindo de Jerusalém)

Tour saindo de Tel Aviv para ver o nascer do sol

Pessoalmente, acho imprescindível um tour para Massada e Mar Morto, pois o caminho é vazio, o ônibus demora e você vai esperar muito, a não ser que tenha carro alugado. Se for alugar carro, alugue aqui.

Fotos

 

Passei a viagem inteira conectada, porque estava com ao chip da Easy sim 4 U, que funciona em mais de 200 países. Uso em todas as minhas viagens e eu recomendo de verdade!

Não fique por fora das novidades!

Ir para o topo

2019 © Tik de Viagem. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Outlab.